Você sabe qual a diferença entre um psiquiatra e um psicólogo? Não sabe? Fique tranquilo, pois essa é uma dúvida muito comum. Mesmo nos dias atuais, ainda existe muita confusão sobre as áreas de atuações desses profissionais. Contudo, em determinadas situações, eles podem tratar pacientes de forma conjunta. Você sabia? Neste post, iremos explicar mais sobre cada uma dessas especialidades.
O que faz um psiquiatra?
Trata-se da área da medicina que cuida dos transtornos mentais e dos problemas emocionais das pessoas. O psiquiatra está apto a tratar ansiedades, depressões, crises existenciais, somatizações, transtornos alimentares, esquizofrenias, dependência química, entre outros. Ainda, a graduação em psiquiatria exige, além da formação acadêmica em medicina, uma especialização através de residência médica na área, totalizando, pelo menos, nove anos de estudo. Em razão desta formação, o profissional especializado em psiquiatria pode prescrever tratamentos medicamentosos, diferente do psicólogo. Ademais, o psiquiatra está habilitado a diagnosticar e tratar o sofrimento psíquico por meio de recursos biológicos, tais como, uso criterioso de fármacos e diferentes tipos de abordagens terapêuticas da psicoterapia.
O que faz um psicólogo?
Trata-se da ciência que estuda e trata os estados e processos mentais, o comportamento humano e a forma como interage com o ambiente físico e social ao qual está inserido. Quando formado, esse profissional pode atuar na área clínica, educacional, organizacional e esportiva. Ainda, a formação acadêmica em psicologia exige a graduação em psicologia, que tem duração de cinco anos. Esse profissional, durante um tratamento, promove a melhora do paciente fazendo com que ele reflita sobre suas emoções e seu comportamento. Na maioria dos casos, a consulta com um psicólogo é indicada para quem está buscando uma orientação, passando por algum tipo de luto ou trauma, enfrentando dificuldades na vida emocional, pessoal, profissional ou social.
Quando eles atuam de forma conjunta?
Embora existam diferenças nas formas de atuação dos psiquiatras e psicólogos, ambos os profissionais buscam o desenvolvimento do ser humano. Por isso, ambos se apoiam e buscam trabalhar de forma conjunta. Ainda, são duas especialidades que se completam em alguns casos específicos, tais como, tratamento de transtornos psiquiátricos. Isso porque tanto o psiquiatra quanto o psicólogo são treinados para praticar a psicoterapia. Ademais, a depressão é um exemplo de patologia que necessita do acompanhamento dos dois especialistas. O psiquiatra será responsável por prescrever tratamentos medicamentosos para reduzir os sintomas do paciente. Já o psicólogo o ajudará a entender o que está acontecendo na sua mente para que consiga encontrar a solução para ficar curado da doença. Os dois profissionais acompanham o indivíduo até que ele deixe de fazer uso dos medicamentos e saiba lidar com a situação. E então, entendeu a diferença entre psiquiatra e psicólogo? Acreditamos que após a leitura deste post, você já tem a exata noção de como eles se diferenciam e se completam. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como
psiquiatra em Lucas do Rio Verde!