ansiedade

Quais são os tipos de ansiedade?

A ansiedade é uma resposta natural do corpo a situações de estresse. Dessa forma, é uma condição a qual todos estão suscetíveis. O problema está na recorrência e na intensidade dessa condição, causando um transtorno de ansiedade.

Você conhece os diferentes tipos desse transtorno? Caso queira saber mais sobre eles, continue a leitura do post. A seguir, explicaremos tudo o que você precisa saber a respeito do tema.

Transtorno de estresse pós-traumático (TEPT)

Trata-se de uma ansiedade muito presente na população de países que passaram por grandes guerras e conflitos armados. Porém, o TEPT é causado por situações traumáticas, como sequestros, acidentes, roubos, perda de familiares, entre outros.

Ainda, quem passa por essas situações costuma relatar que, ao relembrar o fato ocorrido, parece estar revivendo o momento. Assim, sentem as mesmas dores e emoções vividas na ocasião, desencadeando uma série de problemas.

Ademais, o transtorno de estresse pós-traumático se caracteriza pela re-experiência traumática, distanciamento emocional, reações de fuga exageradas, episódios de pânico, distúrbios do sono, dificuldade de concentração, irritabilidade e hipervigilância.

Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)

Trata-se de um dos tipos mais comuns de ansiedade e que se caracteriza pela presença de obsessões e/ou compulsões. Quem sofre com essa condição enfrenta prejuízos em todas as áreas da vida, desde as relações profissionais até acadêmicas e pessoais.

Ainda, entre os principais sintomas de transtorno obsessivo-compulsivo estão as alterações de comportamento, preocupações excessivas, sentimentos de culpa, depressão, medo excessivo e pensamentos de conteúdo impróprio.

Ademais, as obsessões são as repetições de impulsos, pensamentos ou imagens mentais que levam a ansiedade. Já as compulsões são uma resposta comportamental a essas obsessões. Na pessoa com TOC, os sintomas podem ir e vir, aliviar ou piorar com o tempo.

Transtorno de ansiedade generalizada (TAG)

O transtorno de ansiedade generalizada difere da sensação de ansiedade natural do ser humano. A TAG se caracteriza pela preocupação exagerada, que impossibilita a manutenção de uma boa qualidade de vida.

No entanto, diferente de outros transtornos de ansiedade, pessoas com TAG têm maior dificuldade para perceber o problema, pois se manifesta como um mal-estar, sem uma grande variedade de sintomas.

Assim, alguns comportamentos que ajudam a identificá-la são: sensação de falta de energia, dificuldade de memorização, inquietude, cansaço frequente, insônia, alterações gastrointestinais e digestivas, dificuldade de concentração e irritabilidade.

Fobia social

A fobia social também é uma ansiedade, sendo um transtorno que provoca o medo da interação social, fazendo com que o paciente se isole e evite quaisquer situações de exposição ao público.

Falta de ar, náuseas, taquicardia, suor excessivo, pânico de ser julgado por terceiros, tremores, tonturas e desejo constante de fuga são alguns dos sintomas que caracterizam a fobia social. Diferente da timidez, esse transtorno impossibilita o paciente de enfrentar as situações que teme.

Enfim, esses são os principais tipos de ansiedade conhecidos e estudados pela Medicina. Em todos os casos, o tratamento exige acompanhamento psicológico e psiquiátrico, envolvendo o uso de medicamentos e sessões de psicoterapia.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp