A ansiedade não é um sentimento negativo, pois nos ajuda a lidar com situações inesperadas. Contudo, quanto torna-se frequente e intensa, passa a ser considerada um transtorno que exige tratamento.
Neste sentido, é preciso buscar alternativas para controlar essa sensação e evitar maiores prejuízos. Uma das recomendações é a prática de exercícios físicos. Quer saber como eles atuam no controle da ansiedade? Então, continue a leitura do texto.
Como as atividades físicas ajudam a controlar a ansiedade?
Em primeiro lugar, precisamos partir do princípio que o nosso corpo foi feito para ficar em movimento. Por isso, é comum que, mesmo quando não fazemos nenhuma atividade, nos sintamos cansados.
A explicação para esse “desejo” por atividades físicas está no cérebro. Os exercícios estimulam a produção dos neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar, como a serotonina, dopamina e noradrenalina.
Quando nos mantemos sedentários, essa produção é impactada. Por isso, o cérebro envia sinais para que o corpo se movimente e volte a equilibrar o nível desses hormônios. Caso o desequilíbrio permaneça, o indivíduo pode desenvolver transtornos mentais, como a depressão e a ansiedade.
A seguir, explicamos os benefícios dos exercícios físicos no controle dessa tensão excessiva:
1. Aumenta a disposição
Embora pareça estranho, a prática regular de atividades físicas nos deixa mais dispostos para realizar as tarefas do dia-a-dia. Obviamente, a depender do esforço realizado, você se sentirá cansado.
No entanto, com a manutenção dessa prática e ao longo do tempo, os níveis de energia passarão a aumentar e você perceberá que estará muito mais disposto para lidar com as tarefas do dia.
2. Melhora a qualidade do sono
A insônia e outros distúrbios de sono estão diretamente ligados à ansiedade. Isso porque, quando dormimos mal, o corpo não se regenera e nem descansa, nos deixando mais tensos e menos dispostos.
Com a prática de exercícios físicos, esse problema tende a acabar e você passará a dormir melhor. Porém, é preciso ter cuidado: exercitar-se próximo ao horário de dormir pode ter efeito reverso e dificultar que você pegue no sono.
3. Diminui o estresse
Ansiedade e estresse andam juntos. Afinal, são as situações estressantes que desencadeiam esse transtorno. Quem é ansioso tende a ficar excessivamente preocupado com o trabalho ou questões pessoais, gerando estresse.
Por outro lado, a regularidade na prática de atividades físicas ajuda a liberar toda essa tensão, eliminando o estresse do dia-a-dia e promovendo a sensação de bem-estar em função do aumento na produção de neurotransmissores.
4. Previne doenças
Outro benefício da prática de exercícios físicos é prevenir contra diversas doenças, pois ajuda a diminuir os níveis elevados de açúcar e colesterol no sangue, reduz a probabilidade de incidência de doenças cardiovasculares, dores musculares, osteoporose e diabetes.
Além disso, movimentar o corpo melhora a circulação sanguínea, regula os batimentos cardíacos, fortalece os músculos, melhora a postura e combate a obesidade e o sobrepeso. Tudo isso, direta ou indiretamente, beneficia a nossa saúde mental.
Então, se você está ansioso e percebe que isso está sendo um problema, considere iniciar a prática regular de atividades físicas e desfrute de todos esses benefícios, além do controle da ansiedade.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!