Ruminação mental

Ruminação mental: um Ciclo de Pensamentos negativos

Quando o fluxo de pensamentos negativos ocupa todo o espaço mental e não é mais possível se libertar dele para se colocar à disposição para outra coisa (como dormir!), falamos de ruminação mental. Um veneno do qual mal entendemos a importância e a frequência!

Saiba mais sobre o tema neste artigo!

O que é ruminação mental?

São pensamentos e sentimentos negativos de natureza repetitiva, assumindo a forma de um fluxo interminável de pensamentos pessimistas e obsessivos. A ruminação mental geralmente começa na hora de dormir.

“Pensar demais” é um dos males do século?

Identificada e descrita precisamente na década de 2000 por Susan Nolen-Hoeksema, professora de psicologia da Universidade de Michigan com especialização em transtornos do humor, a síndrome de “overthinking”, traduzida como “ruminação mental”, é caracterizada por um transbordamento de pensamentos negativos, que rolam no modo “automático”.

Na origem desse estado, geralmente há um estresse, um medo, um evento traumático… Em suma, um bom motivo real para se preocupar; mas o mecanismo de ansiedade, este medo de dormir, é bloqueado e enxertado para esta preocupação primária. Resultado: 1001 outros pensamentos tendo apenas uma relação vaga e criando uma agitação mental impossível de acalmar.

No final, a impressão que fica é a de “dar voltas” em torno dos mesmos pensamentos obsessivos, invasivos e difíceis de neutralizar. A ruminação ansiosa pode parasitar naturalmente o dia todo, mas é principalmente um impacto no sono.

Repele a ruminação mental em 3 dicas:

  • Meditação, voltando ao momento presente para parar de ruminar sobre seus pensamentos

A ruminação mental nos bloqueia em uma situação passada ou futura que será necessariamente negativa; impedindo-nos de estar no momento presente. Para sair do fluxo de pensamentos, a meditação da atenção plena é uma ferramenta eficaz que permitirá que você se concentre novamente no momento e administre esses distúrbios do sono.

Deve ser praticada antes de ir para a cama para neutralizar os pensamentos noturnos, mas também a qualquer hora do dia, quando você se sentir invadido pela negatividade: o acúmulo de ruminação é um freio para um sono de qualidade.

  • Concentre-se em acabar com a turbulência mental

Concentre-se em uma tarefa que faz seu cérebro funcionar. No caso da ruminação mental , ao contrário da ansiedade, é uma boa forma de distrair a torrente de pensamentos negativos com alguma tarefa.

Isso requer que a tarefa escolhida seja demorada, para contornar o modo “automático” do cérebro, e que não perturbe os processos fisiológicos em funcionamento a esta hora do dia: saia das telas! Ler é um grande clássico, palavras cruzadas ou sudokus também cumprem esse papel para os amadores.

  • Diminua a ruminação ansiosa ritualizando a hora de dormir

Como acontece com qualquer distúrbio do sono, promover um sono de qualidade e ao mesmo tempo cuidar do meio ambiente é essencial. Além da decoração e do material (roupa de cama de qualidade, brilho mínimo, etc.), também é preciso criar um ritual para dormir bem, um momento de descompressão centrado em uma atividade prática, como rever o seu dia. A ideia é projetar-se para um futuro positivo e acessível para contrariar a ruminação ansiosa. E, claro, ter uma boa e revigorante noite de sono!

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!

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