Aproximadamente um bilhão de pessoas apresentam sintomas de transtornos mentais, segundo dados da Organização Mundial de Saúde. Isso devido a problemas familiares, traumas de infância, excesso de trabalho, mas principalmente, pelo famoso medo de uma consulta psiquiátrica que os impede de encontrar o devido tratamento de suas condições.
Quer saber mais sobre como é uma consulta psiquiátrica? Então não deixe de ler o post a seguir. Nele apresentaremos as principais informações sobre o assunto.
Mas afinal, o que é a psiquiatria?
A psiquiatria é a especialidade médica que busca prevenir, diagnosticar e tratar diferentes tipos de doenças e distúrbios mentais. A especialização é feita em 6 anos de graduação em medicina e após fazer a residência em psiquiatria e ser aprovado na prova da Associação Brasileira de Psiquiatria.
Procurando as raízes biológicas dos transtornos mentais, o psiquiatra é um médico que está apto a prescrever medicamentos para promover o equilíbrio e reduzir os impactos dessas enfermidades sobre a qualidade de vida do paciente. A profissão pode ser exercida em hospitais, clínicas e também no campo de pesquisa acadêmica.
Como é uma consulta psiquiátrica?
Em uma consulta psiquiátrica, o médico psiquiatra fará perguntas sobre o que levou o indivíduo a buscar sua ajuda. O profissional certamente fará o levantamento de informações relacionadas ao paciente como hábitos, histórico familiar de transtornos mentais, função e ambiente de trabalho e relacionamentos.
A sinceridade por parte do paciente é de extrema importância, pois impactará diretamente na construção do perfil por parte do médico e nas possíveis orientações por ele passadas. Quanto mais informações o paciente apresentar, maior será a ajuda.
Após esse primeiro contato, geralmente é feito o exame psíquico, a partir de técnicas específicas. Ele tem como objetivo detectar ou não a real presença de um transtorno mental.
Ademais, podem ser solicitados outros tipos de exames como o de sangue, exames de ultrassom e tomografia. Todos esses métodos contribuem para traçar um correto diagnóstico e apontar possíveis opções de tratamento.
Além disso, é comum que se tenha muitas perguntas a fazer. Por isso é importante aproveitar o momento para tirar suas dúvidas. O profissional certamente responderá com exatidão a todos os questionamentos.
Quando devo procurar uma consulta psiquiátrica?
Geralmente o paciente apresenta sinais que indicam que a saúde mental não está na melhor forma. Caso, a princípio, a pessoa consiga identificar e aceitar sua condição, deve buscar o auxílio. Veja a seguir alguns destes sinais:
- Mudanças de humor muito frequentes;
- Tremedeira e suor;
- Vontade de se automutilar ou ingerir grande quantidade de remédios;
- Crises de choro sem motivo aparente;
- Transtornos emocionais muito graves.
No entanto, na maioria das vezes a indicação acontece por meio de outro profissional, como por exemplo, um psicólogo. Ele pode te encaminhar para uma primeira consulta psiquiátrica.
Vale ressaltar que a saúde mental, quando não está em sua melhor forma, também pode apresentar sinais físicos. Desta forma, médicos como o clínico geral, ginecologistas e dermatologistas também podem indicar o profissional.
Então, com a leitura deste post, você ficou por dentro das principais informações sobre como é uma consulta psiquiátrica. Portanto, caso identifique a necessidade, não exite em procurar acompanhamento médico especializado.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!