sofrimento pelo passado

Como libertar-se de sofrimentos do passado?

Como seres humanos, todos nós vivemos centenas de experiências. Ao longo dos anos acumulamos memórias sobre elas – boas e ruins. Infelizmente, é muito mais fácil nos atermos às memórias ruins. Isso não quer dizer que os bons momentos foram poucos, ou não tão bons. Quer dizer que, fisicamente falando, nosso cérebro realmente lembra melhor do que nos fez mal, justamente por ter causado emoções fortes. Por isso, o sofrimento pelo passado é tão comum.

Mortes de pessoas próximas, términos de relacionamentos, eventos traumatizantes, períodos de depressão e oportunidades perdidas são exemplos de situações que fazem parte da vida. Várias vivências podem causar sofrimento periódico porém isso não quer dizer que todas as pessoas lidam com essas situações da mesma forma. Não se sinta mal se você está sofrendo mais do que as pessoas ao seu redor. Evite comparações com os outros e mantenha-se focado em prosseguir.

Dicas para superar o sofrimento pelo passado

Aceite

Parece simples, mas não é! Aceitar o que aconteceu é o primeiro passo na caminhada para a superação. Certos eventos são grandes demais e modificam as nossas vidas, ou nosso próprio “eu”, e não adianta tentar ignorá-los. Perceba que não há mais nada que você possa fazer para alterar o fato – ele já aconteceu.

Atenha-se aos fatos

Você não pode alterar os fatos, mas pode (e vai) interpretá-los. Sua interpretação, muitas vezes, significa mais do que o próprio acontecimento! Tente focar no que realmente houve, e não no que sua mente insiste em lhe contar. Você ficaria surpreso com o quanto ela pode ser traiçoeira.

Sofra o quanto for necessário

Ninguém passa por situações difíceis e sai intacto. Se você está procurando superar rápido algo importante e ruim que acabou de acontecer, desista. Sua mente e seu corpo precisam de algum tempo para processar, ficar de luto ou se acostumar com a mudança. O problema real é quando esse sofrimento atrapalha a sua vida e seu desempenho nas mais diversas áreas, ou quando dura tempo a mais que o necessário.

Procure (e aceite) ajuda

Você provavelmente está cercado de pessoas que se importam com você, mesmo que de vez em quando não pareça. Não rejeite ajuda e escute conselhos. Procure por esse apoio e o aceite quando for oferecido – se isolar só vai fazer mal a você e a eles.

Às vezes, o sofrimento pelo passado é constante e pesado. Se você não estiver conseguindo lidar com ele sozinho, procure um profissional. Psicólogos e psiquiatras são especialistas e podem te auxiliar significativamente.

Entenda que esse momento vai passar

O sofrimento também não será para sempre. Não se sufoque com o alvo de melhorar da noite para o dia. Viva um dia de cada vez. Estabeleça metas alcançáveis e realistas. Procure todos os dias mudar os pensamentos. É uma luta constante e incansável. Não desista quando não conseguir resistir os dias maus. Permaneça firme no seu alvo!

 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde.

O que deseja encontrar?

Compartilhe