surto psicótico

5 principais sintomas do surto psicótico

O surto psicótico é uma alteração grave no juízo da realidade e exige um tratamento e uma compreensão adequados para melhorar a qualidade de vida da pessoa afetada. De acordo com a Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional (SBie), alterações repentinas de comportamento, alucinações, delírios e reações desproporcionais à realidade são os principais sintomas dessa crise.

Essa patologia pode acontecer em algumas doenças mentais, como a esquizofrenia, o transtorno psicótico breve, o transtorno bipolar, a depressão grave, a demência, entre outras. Um surto psicótico pode ser um sintoma de uma doença maior ou apenas um episódio isolado.

Algumas doenças psiquiátricas podem levar a quadros de surto psicótico, como esquizofrenia, transtorno bipolar, Alzheimer, Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) e distúrbios de personalidade. A pessoa em surto psicótico pode tornar-se agressiva, agitada, isolada ou com comportamento estranho e pode colocar a vida dela e de outros em risco.

Conheça alguns dos sintomas dessa doença:

1 – Delírios e alucinações

Delírio é uma idéia ou um pensamento que não corresponde à realidade. Alucinação é a percepção de objetos inexistentes. Os dois são acompanhados da convicção inabalável na existência dos mesmos, ou seja, por mais que você mostre e prove que o que a pessoa está falando não é real, a pessoa continua acreditando no que ela diz.

Nestes casos a pessoa pode acreditar estar sendo perseguida por alguém; que todos falam sobre ela; que está falida mesmo que a situação comprove o contrário;  pode ouvir vozes ou ver coisas que não existem; pode achar que recebe “mensagens secretas”; acreditar ser um mensageiro de Deus ou o próprio Deu;, acredita ser muito rica e importante, entre milhares de outros delírios e alucinações.

 

2 – Perda de contato com a realidade;

Quando um indivíduo está em uma crise psicótica, ele confunde seus pensamentos com o mundo real. Ele não consegue distinguir o que são pensamentos e o que realmente está acontecendo ao redor. Quando está em surto, o indivíduo não deixa de estar consciente, mas vê a realidade de uma maneira distorcida.

3 – Oscilação de humor entre depressão e euforia;

A mudança no comportamento usual da pessoa é um sinal muito comum. No início, esse sinal costuma se manifestar na queda do rendimento no trabalho ou na escola.

Os indivíduos podem ficar tanto muito ativos quanto letárgicos. Eles podem permanecer a maior parte do dia deitados ou sentados imóveis, assistindo televisão.

Se antes essas mesmas pessoas era extrovertida e comunicativa, de uma hora para a outra, elas podem não querer mais conversar com ninguém, preferindo ficar sozinhas. Mas, por outro lado, pode acontecer também o inverso. Se antes eram tímidas, passam a ser mais falantes, às vezes comportando-se de forma inadequada em ambientes públicos. Também podem falar ou rir sozinhos sem nenhum estímulo aparente.

4 – Causas orgânicas

Traumatismo crânio-encefálicos, doenças como o lúpus ou tumores cerebrais podem ser responsáveis por crises. Pacientes com demências como senilidade, Alzheimer e Parkinson podem ter o surto psicótico, porque essas pessoas começam a ficar confusas, desorientadas, agitadas, não reconhecem mais a sua casa, a sua família, o que pode ocasionar uma desorganização mais grave.

5 – Linguagem desorganizada

O indivíduo começa a falar muito depressa e com um discurso pouco ou nada coerente, podendo mudar várias vezes de assunto, sem qualquer ligação. A fala pode se transformar em um discurso fragmentado, podendo inclusive ter características específicas com falar rimando, ou inventar novas palavras.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!

 

O que deseja encontrar?

Compartilhe