O TDAH é uma condição cada vez mais comum nos dias de hoje. Os registros de pessoas que desenvolveram a condição chegam a 8% da população mundial. Por isso é de extrema importância informar-se sobre os detalhes desta condição.
Quer saber mais sobre o assunto? No texto a seguir você vai ficar por dentro dos principais pontos sobre o quadro de TDAH. Não deixe de continuar a leitura!
O que é TDAH?
O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e pode acompanhar o indivíduo por toda a sua vida. Caracteriza-se por desatenção, desassossego e impulsividade.
No caso de crianças, a dificuldade para manter o foco nas atividades propostas e a agitação motora que caracterizam a síndrome podem prejudicar o aproveitamento escolar e ser responsável por rótulos depreciativos que não correspondem ao potencial psicopedagógico da idade.
Na adolescência, o risco maior está no uso abusivo do álcool e de outras drogas. Em todas as faixas etárias, portadores do transtorno estão sujeitos a desenvolver comorbidades, isto é, a desenvolver simultaneamente distúrbios psiquiátricos, como ansiedade e depressão.
Quais as principais causas do TDAH?
Existem muitos estudos sobre quais são as causas do TDAH. Através deles entende-se que o TDAH afeta áreas do cérebro que são responsáveis por algumas atitudes comportamentais, como a capacidade de prestar atenção e manter o autocontrole. Veja as causas do TDAH:
- Hereditariedade: a criança pode ter uma predisposição a apresentar o TDAH devido a genes presentes nos pais ou familiares;
- Alterações cerebrais: alteração no cérebro do bebê devido a substâncias ingeridas na gravidez;
- Questões familiares: história de negligência familiar, abuso psicológico e abandono parental podem contribuir para a evolução do TDAH.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico é sempre clínico. Os sintomas devem manifestar-se na infância, antes dos sete anos, pelo menos em dois ambientes diferentes (casa, escola, lazer, trabalhos), durante seis meses, no mínimo.
Além disso, devem também ser responsáveis por desajustes e alterações comportamentais que dificultam o relacionamento e a performance dos portadores nas mais diversas situações.
Quais os principais sintomas do TDAH?
Para entender o que é TDAH de maneira completa e avaliar um possível diagnóstico, separamos os sintomas mais comuns. Apesar desses serem os sintomas comuns, lembre-se que apenas um especialista pode oferecer um diagnóstico completo.
- se distrai com facilidade;
- não gosta de realizar atividades que exijam esforço mental,
- tem problemas de organização e prazos;
- sensação de inquietude;
- não consegue se manter parado/sentado por muito tempo;
- gosta de correr ou subir nas coisas em ambientes e horários inapropriados.
Qual é o tratamento da condição de TDAH?
O tratamento do quadro de TDAH varia de acordo com a existência de outras doenças associadas. Basicamente, consiste em psicoterapia e na prescrição de medicamentos psicoestimulantes e antidepressivos.
Crianças podem exigir os cuidados de uma equipe multidisciplinar, em função dos desajustes pedagógicos e comportamentais. Em geral, os efeitos benéficos da medicação aparecem em poucas semanas.
Então, com a leitura deste post, você se informou sobre os principais pontos do quadro de TDAH. Portanto, fique atento às dicas e em caso de necessidade, procure auxílio médico especializado.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!