tdah

Saiba como é a vida de uma pessoa com TDAH

Desatenção, desassossego e impulsividade: isoladamente essas palavras podem não dizer muita coisa, mas juntas expõem um problema que afeta pessoas de todas as idades, o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). O distúrbio afeta de 3 a 5% das crianças que estão em processo de alfabetização e aprendizagem básica, sendo mais comum em meninos. 

Sintomas do TDAH:

  • Problemas de atenção ao desenvolver atividades de caráter lúdico. 
  • Fugir de tarefas que envolvam esforço mental prolongado. 
  • Falhas de memória com atividades do cotidiano. 
  • Deixar de escutar quando estão falando diretamente com o portador do transtorno. 
  • Não conseguir fazer uma atividade de maneira calma
  • Sentir incômodo em ficar parado. 
  • Falar muito, com alguém e até mesmo sozinho.
  • Ficar batendo mãos e pés compulsivamente. 

O problema pode se apresentar sob três graus de classificação: leve, com poucos sintomas e baixo nível de prejuízo no cotidiano do paciente; moderado, com sintomas e prejuízos mais significativos, mas ainda brandos; grave, com diversos sintomas juntos e prejuízos acentuados à rotina da pessoa.

A vida de um paciente com o transtorno pode apresentar alguns entraves e, por isso, merece atenção desde a infância. As crianças com o transtorno têm dificuldade em manter o foco nas atividades propostas em sala de aula e a agitação motora pode causar o baixo aproveitamento escolar ou até o desenvolvimento de doenças psicológicas, em virtude de palavras depreciativas, sentimento de rejeição, baixa autoestima e depressão.

Além disso, as crianças com o problema normalmente têm dificuldade em se relacionar com seus pares e, assim, não conseguem participar de brincadeiras coletivas. Elas também tendem a tirar notas mais baixas na escola e não focam em suas atividades cotidianas.

Na fase da adolescência, os pacientes com o déficit de atenção estão ainda mais propícios a desenvolverem outros distúrbios psiquiátricos, com destaque para as crises intensas de ansiedade e a depressão. Nesse momento é importante ter atenção redobrada por parte das pessoas ao redor, pois é maior a possibilidade de se iniciar o uso abusivo de álcool e outras drogas como uma maneira de amenizar os sintomas.

Já os adultos portadores do transtorno, além de todo o sofrimento no processo de aprendizagem, acabam enfrentando novas barreiras no âmbito da vida profissional. Os problemas de foco, ansiedade, agitação e irritabilidade acabam, diversas vezes, afetando diretamente no rendimento do paciente e interferindo em sua carreira e em seu crescimento na área de atuação. 

É comum que o paciente tenha rendimento abaixo da capacidade, problema para manter o foco e seguir rotinas de trabalho, sofrer acidentes, não conseguir planejar e executar tarefas, procrastinação, entre outros. Por causa de tudo isso, muitos portadores do transtorno têm dificuldade para arrumar emprego. 

A boa notícia é que existem caminhos que possibilitam aos portadores de TDAH terem uma vida melhor, conseguindo um bom desenvolvimento intelectual,  minimizando os sofrimentos psicológicos que podem desenvolver. O tratamento é simples e envolve terapia e, de acordo com o grau, o uso de medicamentos. Quanto antes o paciente for diagnosticado, melhores serão os resultados obtidos. 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!

 

O que deseja encontrar?

Compartilhe