tendências suicidas

4 formas de reconhecer uma pessoa com tendências suicidas

O suicídio é um problema complexo e envolto em tabus. Mas que afeta a vida de muitas famílias. Pesquisas apontam que apenas no Brasil, mas de 11 mil pessoas tiram a própria vida anualmente.

Os motivos são extremamente diversos e, por isso é fundamental saber localizar tendências suicidas nas pessoas que fazem parte da nossa vida, seja na família ou no trabalho.

A prevenção do suicídio é uma tarefa que toda a sociedade brasileira deve assumir. De acordo com o Ministério da Saúde, o problema afeta pessoas de todas as idades, gêneros, religiões e classes sociais.

  • Entre as causas que levam ao desenvolvimento destas tendências estão:  Situações de preconceito e discriminação por orientação sexual ou identidade de gênero;
  • exposição a agrotóxico;
  • perda de emprego e renda;
  • crises sociais;
  • agressões físicas e psicológicas;
  • conflitos familiares;
  • perda de um amigo ou familiar próximo;
  • doenças crônicas ou incuráveis.

Saiba como reconhecer o problema e também saiba como agir.

Reconhecer uma pessoa com tendências suicidas em quatro momentos

Entenda que qualquer pessoa pode ajudar a prevenir o suicídio. Basta ficar atenta aos sinais geralmente manifestados.

Agressões verbais e conduta agressiva

Neste caso, a pessoa começa agir de forma agressiva com quem está ao seu redor, geralmente essa conduta não condiz com sua personalidade.

A pessoa também pode fazer ameaças e chantagens emocionais. É muito comum a incompreensão por parte de amigos e familiares.

Mas é preciso ficar atento, pois a pessoa não está fazendo isso com intenções ruins, é um problema e ela precisa de ajuda. O grau de irritabilidade também fica alto.

Sentimento de culpa e desesperança

A manifestação constante de desanimo, culpa e desesperança com a vida é outro sinal de alerta.

A pessoa começa a falar bastante sobre morte e adota sempre uma visão negativa ou pessimista das coisas e do seu próprio futuro, seja em escritos, conversas ou ilustrações.

É comum também as pessoas utilizares as redes sociais para expressar esses sentimentos.

Emissão de frases suicidas

Relacionado ao item anterior, a pessoa começa a dar sinais mais claros, formulando frases como “quero morrer”, “vou acabar com esses sofrimento” “não aguento mais”, “vou me matar”, “vou dormir para nunca mais acordar” ou “não tenho mais nada para fazer aqui”.

Essas expressões também podem aparecer nos mais diversos meios, sendo que às vezes aparecem diluídas em escritos e conversas que acabam sendo ignoradas.

Isolamento social

Vale ressaltar que nem todas as pessoas com tendência suicida emitem esse sinal, mas é comum que a pessoa fique bastante deprimida e se afaste do convívio social. Evita encontrar familiares e amigos, chora com frequência, sente angustia ou dor.

O que fazer?

Se o sinal de alerta ligar, é hora de agir. O primeiro passo é o diálogo. Encontre um momento tranquilo para conversar com a pessoa, para saber sobre a sua vida e seus sentimentos.

Demostre apoio e abertura para ouvir. Nesses momentos de contato, incentive fortemente a pessoa a buscar ajuda profissional qualificada, seja algum serviço de emergência ou um tratamento contínuo por meio de um psiquiatra e/ou psicólogo.

Lembre-se, não subestime qualquer tipo de tendência suicida.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter. Ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto.

Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!

O que deseja encontrar?

Compartilhe