No Brasil, a condição de transtorno obsessivo compulsivo, também conhecida como TOC, tem apresentado significativo crescimento de desenvolvimento na população. Isto devido ao fato de grande parte das pessoas não conhecerem os sinais que o quadro apresenta.
Deseja saber mais sobre o assunto? Leia o texto a seguir. Nele apresentaremos os principais sinais a respeito do quadro de transtorno obsessivo compulsivo.
Mas antes, o que vem a ser o TOC?
O TOC ou transtorno obsessivo compulsivo é uma condição e não uma simples mania. É representada pela mentalização de regras e obrigações que fazem com que seus portadores obedeçam a atos compulsivos.
É um distúrbio comum, crônico e duradouro no qual a pessoa tem pensamentos incontroláveis e recorrentes que sente vontade de repetir continuamente. O propósito dessa atividade repetitiva é aliviar a ansiedade e o incômodo de pensamentos desagradáveis.
Quais os fatores de risco relacionados ao TOC?
As causas diretas do TOC podem ser subjetivas, mas os fatores de risco incluem casos como genética, onde o risco é maior se o parente de primeiro grau desenvolveu TOC quando criança ou adolescente.
Além disso, alterações da estrutura e funcionamento cerebral também são vistos como fatores de risco. Estudos de imagem mostraram diferenças no córtex frontal e estruturas subcorticais do cérebro em pacientes com TOC.
.
Quais os sinais da condição de TOC?
Existem diversos sinais que possibilitam a identificação do quadro de TOC. Veja a seguir os principais dentre eles:
- Pensamentos obsessivos
O paciente com TOC, quando fixa uma ideia, não se sente completo enquanto não a realiza. Isso vale para qualquer pensamento que o torne incapaz de pensar em algo que não seja aquele tema.
- Pensamentos indevidos
Pensamentos de cunho sexual, violentos ou agressivos tendem a aparecer na mente da pessoa com TOC. Ao ter consciência desses pensamentos, a culpa toma conta, pois eles não são moralmente aceitos, o que inibe e proíbe a realização deles.
- Pesadelos
Quando o paciente diagnosticado com o transtorno não consegue aliviar a ansiedade através da realização do pensamento obsessivo, a tensão toma conta e pode dar as caras em pesadelos, estresse e gera ainda mais ansiedade.
- Organização
Um dos sinais mais acentuados no quadro de TOC é a extrema na organização. Para algumas pessoas com o transtorno, as coisas precisam ser simétricas, paralelas, possuir o mesmo padrão, ter o mesmo aspecto, está ordenado em ordem alfabética ou por cor.
- Hábito de evitar
Para pessoas que desenvolvem a condição de TOC evitar é o verbo mais comum. Evitar pisar em linhas, evitar encostar as mãos nos objetos, entre outros.
Qual o tratamento do TOC?
Ao perceber algum sinal, o indivíduo deve buscar a orientação médica de um profissional especializado visando começar um tratamento que se ajuste ao seu quadro. O tratamento pode ser feito por meio de terapia cognitivo-comportamental ou com o uso de medicamentos antidepressivos inibidores da recaptação de serotonina.
Por fim, com a leitura deste texto, você se informou sobre os principais pontos a respeito do quadro de TOC. Portanto, fique atento aos sinais e em caso de necessidade, não hesite em procurar orientação médica especializada.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!