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4 dicas para lidar com a emoções na volta do trabalho presencial

Diante das dificuldades e das complexidades trazidas pela pandemia da Covid-19, muitas empresas adotaram o home-office como principal regime de trabalho. Agora, com o avanço da imunização, o retorno ao trabalho presencial está cada vez mais próximo, despertando novas emoções e sentimentos.

Neste sentido, é preciso adotar algumas estratégias para que essa retomada seja tranquila. Quer saber mais sobre elas? Então, não deixe de ler este post.

Dicas para a volta do trabalho presencial

A seguir, traremos algumas dicas para ajudá-lo a voltar ao trabalho presencial sem grandes dificuldades.

1 – Desenvolva sua inteligência emocional

A volta ao ambiente de trabalho pode desencadear defesas psíquicas e exacerbar vários sentimentos negativos, como a depressão, estresse, angústia e ansiedade. Neste sentido, desenvolver sua inteligência emocional é fundamental.

Isso porque, diante da pandemia, foi preciso se reinventar e modificar nossos comportamentos e rotinas. Agora, neste momento de retomada, é mais uma vez necessário se readaptar ao novo normal, o que pode evidenciar o medo pelo contágio ou até sequelas do isolamento social.

Para desenvolver sua inteligência emocional, busque o autoconhecimento e aprenda a trabalhar as próprias emoções. Esse tipo de inteligência está diretamente ligado ao autocontrole, automotivação, à empatia e às relações sociais.

Assim, amplie a consciência sobre si próprio, reconheça os fatores desencadeadores das emoções negativas, identifique os seus pontos fortes e fracos, e observe como tudo isso afeta os seus pensamentos e comportamentos no dia-a-dia. 

2 – Procure acompanhamento de um profissional

O retorno às atividades presenciais traz, principalmente, dois grandes desafios: o medo e a ansiedade. Caso não consiga lidar com esses sentimentos, eles poderão ser sentidos na sua produtividade, pois a mente estará perturbada com pensamentos negativos.

Além disso, a depender das dificuldades enfrentadas, você pode ficar completamente desconectado do ambiente de trabalho, o que trará problemas de desempenho. Neste sentido, é importante consultar um profissional de saúde mental.

Apenas com o apoio de um psicólogo ou psiquiatra você se sentirá acolhido e terá as ferramentas necessárias para encontrar  o equilíbrio emocional e conseguir lidar com os desafios dessa retomada.

3 – Medite antes de ir para o trabalho presencial

A meditação é um conjunto de técnicas de origem milenar, relacionadas à tradição oriental. Em razão dos seus comprovados benefícios, vem sendo muito indicada para promover o bem-estar, desenvolver a inteligência emocional e prevenir ou tratar diversas doenças.

Ainda, a meditação é definida como algo que melhora processos. Dentre os resultados positivos desse hábito, podemos citar: ajuda a controlar a ansiedade, reduz o estresse, promove o alívio de dores crônicas, atenua os sintomas de depressão, favorece a qualidade do sono e melhora o controle sobre todos os estados de humor e emoções.

4 – Exercite-se

Enquanto o sedentarismo é a porta de entrada para diversos problemas de saúde, inclusive emocionais, a prática regular de atividade física provoca o efeito oposto, ou seja, promove o bem-estar e melhora a qualidade de vida.

Ainda, a atividade física ajuda a acalmar as pessoas que sofrem com ataques de pânico, medo e transtornos de ansiedade. Assim, quem precisa voltar ao trabalho presencial e ainda não consegue lidar com as emoções, pode encontrar nos exercícios físicos uma boa saída.

Então, com a leitura deste post, você conheceu algumas das medidas mais eficazes para conseguir retornar presencialmente ao trabalho sem sofrer com as emoções e pensamentos negativos.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!

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