Transtorno bipolar

Como lidar com pessoas com transtorno bipolar?

O transtorno bipolar afeta aproximadamente 140 milhões de pessoas no mundo e os sinais aparecem quase sempre antes dos 30 anos, principalmente entre 18 e 25 anos de idade. Por não ser uma doença qualquer, exige formas de convivência específicas.

Quer saber mais sobre o assunto? No texto a seguir apresentaremos as principais formas de lidar com pessoas com transtorno bipolar. Não deixe de continuar a leitura!

O que é transtorno bipolar?

O transtorno bipolar é um distúrbio psiquiátrico considerado complexo. Caracterizado por oscilações significativas no comportamento e no humor da pessoa, que podem variar da tristeza profunda até a alegria extrema, de forma repentina, com intervalos assintomáticos entre eles e comprometimento da capacidade funcional.

As flutuações de humor têm reflexos negativos sobre o comportamento e atitudes dos pacientes, e a reação que provocam é sempre desproporcional aos fatos que serviram de gatilho ou, até mesmo, independem deles.

Esse transtorno psiquiátrico ocorre em homens e mulheres e pode começar a se manifestar no final da adolescência ou no início da vida adulta. As crises podem variar de intensidade (leve, moderada e grave), frequência e duração.

Como é feito o diagnóstico do transtorno bipolar?

Vale ressaltar que nem toda mudança de humor significa a existência de um quadro de transtorno afetivo bipolar.  O diagnóstico é clínico, baseado no relato do histórico e nos sintomas pelos quais o paciente foi acometido, relacionando-os com o estado geral de saúde e impactos em sua rotina.

É de extrema importância realizar o acompanhamento médico especializado para que haja o real diagnóstico da condição e escolha do tratamento mais eficaz. Pois os sinais são muito facilmente confundidos com outras doenças como a esquizofrenia, síndrome do pânico, depressão, dentre outras.

Dicas de como lidar com pessoas com transtorno bipolar

O quadro de transtorno bipolar certamente apresenta dúvidas e inseguranças no que tange a forma de lidar com pacientes acometidas pela condição. Veja a seguir as principais dicas para lidar com essas pessoas:

Busque ter paciência e compreensão.

Quando as reações tornarem os tempos difíceis, respire fundo e lembre-se de que é a condição, não a pessoa que está diante de você. O acolhimento em momentos difíceis, logicamente dentro dos limites aceitáveis, é de extrema importância.

Apoiar de forma sincera o tratamento

A melhor chance do paciente para controlar sua condição está em seguir à risca o plano de tratamento. Você deve mostrar seu apoio a ele, ajudando-o a seguir todo o processo de tratamento criado devidamente pelo médico psiquiatra.

Ouça sem julgar ou tentar resolver o problema 

Pode ser difícil ouvir sem dar conselhos ou opiniões, mas às vezes escutar e acolher é muito mais eficaz do que resolver o problema. É importante que a pessoa esteja pronta e a vontade para se comunicar abertamente com você. 

Ofereça ajuda para tarefas que você identifica a deficiência

Pedir ajuda não é uma tarefa fácil em nenhuma condição, quanto mais sabendo que se está diagnosticado com transtorno bipolar. Às vezes,o simples fato de oferecer ajuda em coisas simples da rotina que estão sendo impactadas pelo quadro, pode ser reconfortante libertador.

Evite o afastamento repentino e sem motivos

A ansiedade social ou outras razões podem impedir o paciente de estar em grupo. Deixe a pessoa saber que sua companhia tem significado e é agradável. A doença não os define e não os limita. Mas sim é uma fase que logo passará com o devido acompanhamento.

Por fim, com a leitura deste texto, você se informou sobre as principais dicas de como lidar com pessoas com transtorno bipolar. Não deixe de seguir e compartilhar essas informações.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!

O que deseja encontrar?

Compartilhe