transtorno de personalidade dependente

Transtorno de Personalidade Dependente: causas e tratamentos

Você sabe o que é Transtorno de Personalidade Dependente? É um distúrbio caracterizado pela extrema necessidade em ser cuidado, levando a pessoa a ter um comportamento submisso.

Ele surge principalmente na idade adulta e pode se agravar com o aparecimento de outros quadros, como, ansiedade, depressão, crise do pânico, entre outros.

Antes de passar pelas causas e tratamento, vale conhecer os sintomas, que são diversos e geralmente sutis, mas seguem em uma linha condutora, a carência e necessidade de proteção.

Pacientes com esse quadro precisam de aval de outras pessoas para tomar decisões simples do cotidiano, necessitam que terceiros assumam suas responsabilidades, apresentam dificuldades em seguir seus projetos sem ajuda, estão sempre com um sentimento de carência de desamparo e desconforto.

Eles também apresentam dificuldades para se adaptar a mudanças, tendência a ingenuidade e incapacidade de ficar sozinho, tudo isso por causa de problemas de autoestima.

Conheça agora as principais causas deste transtorno e quais os tratamentos indicados para amenizá-lo e veja como é importante apoiar pessoas com esse problema.

Causas do Transtorno de Personalidade Dependente

Como a maioria dos problemas que afetam nossa área psicológica, essa condição está ligada a diferentes causas. O que torna muito difícil a sua identificação de forma precisa.

Entre elas, estão fatores biológicos, sociais e culturais. Pais ou responsáveis que adotam uma postura autoritária ou superprotetora podem causar o problema quando a criança crescer, ou seja, a pessoa tem dificuldade de viver sua vida sem alguém por perto.

É importante ressaltar, por fim, que cada caso poderá ter uma causa própria, por esse motivo é fundamental buscar apoio profissional, os amigos e familiares precisam ajudar os pacientes.

Tratamentos

Para evitar que o transtorno evolua para outros quadros mais graves, como síndrome do pânico, transtorno, ansiedade e depressão, a ajuda médica profissional e psicologia é importante.

O problema está no fato de que a condição apresenta sintomas sutis ou que não prestamos muita atenção. E quando o paciente busca ajuda o quadro pode estar mais agravado.

De qualquer forma, a psicoterapia é um bom caminho. Existem várias linhas na psicologia. Geralmente, na primeira sessão, o profissional passará todas as informações necessárias para iniciar o processo terapêutico.

Além disso, um profissional da psiquiatria poderá ser importante nesse processo. Ele poderá oferecer consultas acolhedoras, que respeitam o paciente, tudo seguindo o sigilo profissional.

Como é o tratamento?

No consultório, o diagnóstico clínico será utilizado para ter certeza se a pessoa sofre de tal transtorno. Em seguida, de acordo com a realidade de cada paciente, o tratamento será indicado, podendo ser, em determinados casos, medicamentoso.

 O processo de tratamento contra o Transtorno de Personalidade Dependente precisa ser feito com persistência. O caminho não é fácil, por esse motivo é fundamental o apoio de amigos e familiares.

É muito comum pessoas próximas não entenderem o problema, o que acarreta irritabilidade e discussões em diferentes tipos de relações. Buscar informação e acompanhar o paciente durante o tratamento, dentro das possibilidades, pode ajudar muito os dois lados.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter. Ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto.

Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!

O que deseja encontrar?

Compartilhe