Transtorno de personalidade narcisista

Transtorno de personalidade narcisista: o que é e como lidar com ele

Existem diferentes transtornos de personalidade, sendo cada um com características específicas. Então, em alguns casos, há uma grande confusão sobre eles, especialmente no transtorno de personalidade narcisista. 

Por isso, é necessário explicar a condição e ressaltar a necessidade de tratamento. Neste post, falaremos sobre como identificá-la, suas causas e possíveis tratamentos. Então, continue a leitura para saber mais sobre o assunto.

O que é o transtorno de personalidade narcisista (TPN)?

Trata-se de um transtorno de personalidade caracterizado por um comportamento de superioridade do indivíduo, pela necessidade de ser admirado e pela falta de empatia. Sendo assim, tende a causar grande impacto no convívio social do paciente, afetando sua qualidade de vida. 

Ainda, os transtornos de personalidades se caracterizam pela manifestação de comportamentos específicos, sendo cada um identificado por um grupo de padrões comportamentais. Nesse sentido, a manifestação destes traços causa grande sofrimento ao paciente e àqueles que estão ao seu redor.

No caso do transtorno de personalidade narcisista, o paciente tem um senso inflado sobre sua importância, de modo que exija um alto nível de atenção das pessoas com quem convive. Por isso, é comum que se sintam tristes ou frustrados, pois não recebem o retorno que esperam.

Quais são os sintomas?

O transtorno de personalidade narcisista não deve ser visto como um excesso de vaidade, mas sim como uma doença. Ou seja, em função dos sintomas que provoca, pode ser percebido sem grande dificuldade por quem está ao seu redor. Esses sintomas são: 

  • os narcisistas têm grande dificuldade em aceitar críticas e insultos, não sabem lidar com derrotas, frustrações ou rejeições;
  • o paciente imagina que suas preferências, desejos e opiniões são mais importantes e têm mais valor do que as de qualquer outra pessoa;
  • o narcisista acredita que é especial e único;
  • quando se apresentam para outros, as pessoas com TPN costumam se definir pelas suas qualidades excepcionais;
  • quem sofre com o transtorno de personalidade narcisista não manifesta empatia e nem compaixão pelo sofrimento alheio.

Como é causado?

As causas para o transtorno de personalidade narcisista ainda não estão totalmente esclarecidas. Contudo, acredita-se que há uma forte relação com fatores genéticos e ambientais. Alguns estudos apontam para uma relação com o excesso de cuidados ou de críticas, dos pais ou responsáveis durante a infância do indivíduo, ajudando-o a desenvolver o quadro.

Existe tratamento para o transtorno?

Assim como ocorre com outros transtornos de personalidade, o tratamento para o TPN é feito com o suporte de psicólogos e psiquiatras. No entanto, o uso de medicamentos só é recomendado quando existem traços de ansiedade ou de depressão.

Em primeiro lugar, na psiquiatria, esses pacientes são tratados com psicoterapia, sendo a terapia cognitivo comportamental (TCC) a abordagem mais eficiente. Assim, através dela, o paciente aprende a se relacionar com outras pessoas e consegue compreender os seus sentimentos.

Entretanto, para que o tratamento seja efetivo e promova a mudança comportamental, o paciente precisa aceitar a responsabilidade pelas suas ações e aprender a interagir de maneira mais apropriada. 

Enfim, com a leitura deste post, você conheceu um pouco mais sobre o transtorno de personalidade narcisista, suas causas, sintomas e tratamentos. Portanto, caso perceba esse comportamento em algum familiar, oriente-o sobre a necessidade de buscar suporte médico.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Então, leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp