transtornos alimentares

Quais são os transtornos alimentares mais comuns?

Durante todo o processo da evolução humana os transtornos alimentares existiram porém só há pouco tempo eles começaram a ser identificados e validados como transtornos que devem ser acompanhados e tratados.

Muitas vezes o problema era até identificado porém interpretado de forma equivocada (algumas vezes até mesmo preconceituosa),  até que os estudos evoluíssem e chegassem às especificações médicas mais adequadas.
Hoje eles são permanentemente estudados para a descoberta de novos tratamentos com mas rapidez e segurança para o paciente.

O que são transtornos alimentares?

A anorexia era conhecida como anorexia histérica e compulsão nervosa , em que se acreditava ser exclusivo das mulheres. Entre os séculos XVII e XIX o distúrbio teve várias observações que nem sempre eram corretamente fundamentadas, muitas vezes baseadas em outros aspectos sociais do que no problema em si.

O que enriquece ainda mais as pesquisas sobre como esses distúrbios eram diagnosticados, é a grande velocidade que eles evoluíram e se desenvolveram. O motivo para tal afirmação é o estilo de vida da população que  foi alterado, assim como os conceitos estéticos e sociais que influenciam diretamente no desenvolvimento dos distúrbios.

Essas mudanças são exemplificadas pelo padrão de beleza, que em apenas um século teve uma grande alteração. Se antes as mulheres com mais curvas eram retratadas por famosos pintores como as maiores belezas de sua geração, a partir da década de 1960 foram as magérrimas que começaram a ser enaltecidas. E com isso, esse aspecto físico transformou-se  em ideal de beleza.

Nem todos os transtornos alimentares são pautados na busca pela magreza e a maior parte deles são fundamentados em questões sociais ou culturais. A preocupação com a perda ou ganho de peso é um dos vários aspectos psicológicos que emplacam um descontrole no limite da comida ingerida. Em casos extremos, a obesidade torna-se um diagnóstico real.

Mesmo que os transtornos alimentares também atinjam homens (e esse número tem sido ainda mais elevado nos últimos anos) as mulheres são o público mais afetado. O aspecto cultural tem total influência nessas manifestações, mas há ainda fatores biológicos, psicológicos e familiares que ampliam as causas.

Quais os transtornos alimentares mais frequentes?

Entre os transtornos alimentares mais comuns estão:

Anorexia

É um distúrbio alimentar onde o paciente, embora extremamente magro, se enxerga como obeso. É muito comum que se desenvolva em pessoas que estão sempre buscando novas dietas alimentares. Como grande parte das dietas indica que o peso adquirido vem da quantidade de alimentos ingeridos, o paciente decide não se alimentar mais ou comer o mínimo para se manter vivo.

O distúrbio aumenta quando mesmo diante de uma radical e grande perda de peso, o paciente não consegue se perceber mais magro e amplia ainda mais suas restrições alimentares. Podem abusar de atividades físicas e de remédios ou outros métodos não autorizados por especialistas, para diminuir ainda mais seu peso.

 Bulimia

A bulimia pode surgir em pessoas anoréxicas, sem obrigatoriamente estar vinculada a ela. O transtorno alterna momentos de ingestão desenfreada de alimentos  e períodos de dieta radical e uso de purgações para diminuir a culpa pelos excessos.

O paciente pode provocar vômitos assim que termina de se alimentar, usar constantemente laxantes e nem sempre consegue perder muito peso em pouco tempo, o que provoca ainda mais a compulsão alimentar e os vômitos provocados.

Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica (TCAP)

Caracteriza-se por crises de compulsão desmedida na comida, fazendo com que o indivíduo coma até começar a se sentir mal. Nesse caso não há estímulo de extirpar o que foi consumido do organismo, ao contrário, há uma consciência de que vai engordar ainda mais.

 Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde.

O que deseja encontrar?

Compartilhe