Sentimentos como tristeza e alegria são respostas naturais do organismo, frente a situações do dia a dia. Porém, reagir frequentemente de forma desproporcional pode ser um sinal de alerta para transtornos de humor. Esse tipo de distúrbio é caracterizado por mudanças comportamentais significativas, com a incidência de períodos de tristeza excessiva ou de euforia (fase que também pode ser denominada como mania). Em alguns casos, o paciente pode alternar entre os dois extremos do humor. Saiba mais sobre os quatro principais tipos de transtornos de humor.
Tipos de transtornos de humor
1# Depressão
A depressão é uma doença mental que acomete mais de 350 milhões de pessoas ao redor do mundo. Está entre as formas mais conhecidas dos transtornos de humor. Trata-se de um transtorno incapacitante, marcado pelo aparecimento de sintomas, como tristeza profunda, baixa autoestima, angustia e desesperança. Alguns pacientes podem sofrer também com alterações no sono, no apetite, dificuldade de concentração, fadiga e, em casos mais graves, há também o surgimento de pensamentos suicidas.
2# Distimia
A doença é considerada uma forma crônica da depressão. Entre os principais sintomas estão a irritabilidade, desânimo, negatividade e baixa autoestima. Diferentemente da depressão, em que a doença se manifesta de forma gradual, a distimia é marcada pelo mau humor constante. É comum que a doença surja durante a adolescência, mas há também casos em crianças e idosos. Os pacientes com a doença podem ser considerados pessoas de difícil trato, por se mostrarem sempre irritados, se queixando de tudo e de todos. Além da alteração no comportamento, pode haver mudanças no apetite e no sono, além de falta de energia. Há situações em que o paciente se isola, evitando o convívio social.
3# Transtorno Bipolar
O transtorno bipolar é marcado pela alternância de dois estados extremos do humor: a mania e a depressão. Os episódios de euforia e de tristeza profunda podem variar quanto à intensidade (leve, moderada ou grave), duração e frequência. Na fase de depressão, o paciente pode apresentar sintomas bem semelhantes aos descritos anteriormente, no tipo unipolar da doença. Entre eles, estão angustia, baixa autoestima, tristeza profunda e perda de interesse em atividades que antes geravam prazer. A diferença é que no transtorno bipolar os episódios de depressão são alternados, com períodos de extrema euforia. Nessa fase, é comum que o paciente se sinta mais impaciente e irritado e se mostre mais autoconfiante, com dificuldade de concentração, compulsão para falar e dificuldade em coordenar as ideias.
4# Ciclotimia
A ciclotimia está entre os transtornos de humor mais difíceis de diagnosticar. É classificada como um tipo de transtorno bipolar, porém, com manifestações bem mais leves dos sintomas. Na maioria dos casos, não traz grandes prejuízos ao paciente e é encarada comumente como um traço da personalidade de pessoas com o gênio forte. Isso acontece porque as alternâncias de humor se dão de forma mais amena, sem delimitação clara das fases de mania e depressão. Muitos convivem com a doença por anos, sem nunca receber um diagnóstico formal. As chances de identificação são maiores quando ele ocorre associado a outros transtornos. Assim como os pacientes diagnosticados com transtorno bipolar grave, quem tem ciclotimia também vivencia fases em que há um aumento considerável da disposição, da autoestima e impulsividade. Em outros momentos, pode haver prevalência de sintomas de exaustão e sonolência. Quer saber mais sobre transtornos de humor? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como
psiquiatra em Lucas do Rio Verde!