A relação entre o uso de drogas e os transtornos psiquiátricos é bem estabelecida, mas nem sempre de fácil identificação. Muitas vezes a presença desses transtornos é o que faz com que a pessoa procure saída em substâncias tóxicas e psicoativas, o que desencadeia o vício. Em outros casos, porém, é o vício que faz com que os problemas psiquiátricos apareçam.
O que se pode imaginar dessa última situação é que, provavelmente, o indivíduo já possuía uma pré-disposição para o desenvolvimento de determinada doença mental, e o uso das substâncias ativou ou agravou a condição. É preciso entender que todo tipo de droga age de alguma maneira nos neurotransmissores do cérebro (que são responsáveis pelo controle de nosso trabalho mental). Quando alterados, esses neurotransmissores podem levar a pessoa a níveis de euforia, de letargia ou de psicose, por exemplo, dependendo da substância utilizada.
Por isso, não é difícil perceber que as alterações constantes nos neurotransmissores acabam tendo consequências mais graves e duradouras, que podem ou não ir além do tempo de uso da substância.
Quais são os principais transtornos psiquiátricos resultantes do uso de drogas?
1. Depressão
Um quadro de depressão pode se instalar após o uso contínuo ou exagerado de uma série de substâncias. A maconha já foi associada à ela, bem como o uso abusivo de álcool e também o uso de cocaína e de heroína. Além disso, o abuso dessas substâncias causa efeitos sociais e comportamentais que também podem levar à depressão, como o afastamento da família e dos amigos, a culpa e o desamparo.
2. Transtorno psicótico
Muitas substâncias são relacionadas à quadros de psicose, principalmente as que causam efeitos mais “enérgicos”. A maconha aumenta em 5 vezes a chance de iniciar uma psicose que evolui para esquizofrenia em indivíduos vulneráveis. A cocaína e a heroína também se incluem aqui. Em doses elevadas, anfetaminas e metanfetaminas causam o mesmo efeito. O que acontece com o uso da droga é que ela potencializa o indivíduo vulnerável; e a doença, que poderia não se manisfestar nunca, se manifesta.
3. Ansiedade
A ansiedade é um dos transtornos com mais pacientes no mundo inteiro. Por isso, não é difícil que ela seja ativada ou agravada através do uso de drogas. As mesmas substâncias que podem causar psicose também apresentam grandes chances de deixar seus usuários mais ansiosos. Aliás, as situações estressantes causadas pelo abuso de substâncias químicas também entram como agravante.
4. Síndrome de abstinência
Depois que o vício já se instalou, a abstinência se torna um problema muito complicado. A falta do uso, por tempo prolongado ou não, pode resultar em diversas demonstrações físicas, que vão desde tremedeira e taquicardia até a convulsões. Esse quadro pode ocorrer com qualquer tipo de droga, também as lícitas como o álcool, por exemplo.
5. Síndrome amnésica
Muitas substâncias provocam complicações da memória, tanto recente quanto antiga. Maconha, álcool, anfetaminas e metanfetaminas se encaixam bem aqui.
Procure ajuda!
Se você ou alguém que você conhece está abusando de drogas de qualquer tipo, procure ajuda profissional. Tanto a dependência quanto os transtornos decorrentes dela devem ser tratados o quanto antes!
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!