Os transtornos mentais correspondem a distúrbios no funcionamento da mente e podem afetar qualquer pessoa, de ambos os gêneros, em todas as faixas etárias. Geralmente, são provocados por alterações complexas no sistema nervoso central e podem ter relação com fatores genéticos, biológicos, sociais ou ambientais.
Há diferentes tipos de transtorno da mente e, para cada um deles, há causas, sintomas e tratamentos específicos. Ainda, podem ser psicóticos, de personalidade, de ansiedade, neurocognitivos, disruptivos, decorrentes do uso de substâncias químicas, parafílicos etc.
Neste artigo, conheceremos 4 transtornos psíquicos mais comuns. Confira!
1. Transtornos de ansiedade
Trata-se dos mais comuns, sendo responsáveis por 1 em cada 4 diagnóstico de transtorno mental. Entre os transtornos de ansiedade é possível citar:
- síndrome do pânico;
- as fobias;
- estresse pós-traumático;
- TAG;
- TOC.
Alguns sintomas frequentes dessa categoria de distúrbio psíquico são:
- sudorese;
- taquicardia;
- descontrole emocional;
- preocupação excessiva;
- dificuldade para dormir;
- indigestão;
- tremores;
- sensação de sufocamento;
- desconforto;
- dores musculares;
- medo;
- tensão diante de situações desconhecidas.
2. Depressão
Sabia que aproximadamente 15% da população mundial apresentará depressão em alguma fase da vida? A depressão é um transtorno mental que consiste no estado de humor deprimido com duração superior a duas semanas. É caracterizada pelo forte sentimento de tristeza associado a sintomas, como:
- desânimo
- perda de interesse em atividades que antes davam prazer;
- irritabilidade;
- alterações no sono (insônia ou sonolência excessiva);
- apatia;
- perda ou aumento do apetite;
- emagrecimento ou ganho de peso;
- baixa energia;
- dificuldade de concentração.
3. Transtornos alimentares
Na lista de transtornos mentais mais comuns não poderia faltar os transtornos alimentares. Os mais conhecidos são a anorexia nervosa e a bulimia, problemas cada vez mais frequentes, especialmente em jovens.
A anorexia é caracterizada pela perda de peso intencional, recusa alimentar, medo de engordar e distorção da própria imagem.
A bulimia, por sua vez, baseia-se em comer grandes quantidades de comida e, posteriormente, tentativa de eliminar o excesso de calorias por meio da provocação de vômito, uso de laxantes, jejum prolongado e prática descontrolada de atividades físicas.
4. Esquizofrenia
A esquizofrenia é um transtorno psicótico que provoca distúrbios de pensamento, linguagem, percepção, afetividade, vontade e atividade social. Altera a forma como o indivíduo sente, percebe e lida com a realidade. A incidência é maior em jovens, embora possa se manifestar em diferentes faixas etárias.
Seus sintomas mais prevalentes são:
- alucinações;
- delírios;
- desorganização mental;
- afeto superficial;
- mudanças comportamentais sem razão específica.
Ao desconfiar de qualquer transtorno mental, procure o psiquiatra para avaliar a situação, analisar os sintomas e investigar as possíveis causas do problema. Com o diagnóstico fechado, o especialista pode indicar e conduzir o tratamento da melhor forma possível.
Vale destacar que o tratamento de condições mentais geralmente inclui psicoterapia associada ao uso de medicamentos. O suporte familiar, terapia ocupacional e participação do paciente em grupos de apoio também podem contribuir para a melhora geral do quadro de transtornos mentais.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!