Você já ouviu falar em codependência? Trata-se de um problema sério que merece a sua atenção, pois, pode ser tão destrutivo quando a dependência química. Além disso, saber mais sobre esse problema pode facilitar a sua identificação. Então, preparamos este post para explicar os principais tópicos a respeito do tema. A seguir, entenda mais sobre as causas, os sintomas e as possibilidades de tratamento para esse transtorno.
O que é codependência?
Trata-se da dificuldade que um indivíduo tem em construir e manter relações sociais. Isso porque o vínculo existente é estabelecido sobre o vício de outra pessoa, tornando o relacionamento desgastante e prejudicial para ambas as partes. Em resumo, a codependência é a dependência que uma pessoa tem ao vício, ao sofrimento, à patologia do outro. Atualmente, essa condição está relacionada com todo tipo de dependência, transtornos graves de personalidade ou de conduta. Geralmente, os codependentes são os pais ou cônjuges da pessoa que é dependente, de modo que passam a viver suas vidas em função deste, assumindo a responsabilidade por todos os comportamentos negativos do outro. Ainda, a codependência faz com que o paciente acredite que a sua felicidade está integralmente associada ao bem-estar da pessoa dependente, o que faz com ele também se torne um dependente.
Quais são os sintomas?
De modo geral, pessoas codependentes apresentam uma baixa auto-estima e só enxergam o próprio valor quando realizam algo em prol do dependente, pois, temem perder o amor deste. Ademais, outra característica comum é a necessidade de aprovação alheia. Ainda, os codependentes sempre se mostram prontos a ajudar, possuem dificuldade em criar e manter relações saudáveis e constantemente se sentem incapazes de ajudar ou solucionar os problemas do outro, mesmo que façam tudo por eles.
Qual o impacto na vida do paciente?
Diferente do amor e do cuidado demonstrado em uma relação saudável, a codependência é uma forma de relacionamento egoísta. Nela, há o medo de perder o controle sobre o outro. Assim, com o passar do tempo, o indivíduo codependente esquece de cuidar de si mesmo e não vive sua própria vida. Dessa forma, ele não tem perspectivas positivas para o seu futuro e tende a ter a sua saúde fragilizada. Isso pode levar ao desenvolvimento de doenças psicossomáticas e transtornos de ansiedade.
Existe tratamento?
O primeiro passo para se livrar desse problema é se conscientizar de que o vínculo afetivo com o dependente não é saudável. Ele se tornou um problema. A partir dessa constatação, é preciso buscar o autoconhecimento para que passe a reconhecer suas próprias vontades e necessidades. Neste sentido, a psicoterapia é uma das principais formas de tratamento. Isso porque ajuda o paciente a se redescobrir. Além disso, recomenda-se a participação em grupos de apoio para que saibam lidar com os dependentes sem a relação de codependência. Portanto, como você pode perceber, a codependência é uma condição séria e complexa, que exige tratamento e suporte dos familiares. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como
psiquiatra em Lucas do Rio Verde!