man hand bartender making negroni cocktail in bar

Tudo o que você precisa saber sobre o Abuso de álcool

A dependência de álcool é uma doença crônica, recorrente e, quando não tratada, pode ser fatal. No Brasil, essa é a droga de entrada na carreira daqueles que desenvolvem essa condição. 

Embora seja tratado por muitos como um alimento comum, o álcool é considerado uma droga psicotrópica, pois atua no sistema nervoso central. Por isso, preparamos este post para explicar tudo o que você precisa sobre o abuso de álcool.

O que é alcoolismo?

O termo alcoolismo é utilizado para descrever a dependência do indivíduo ao álcool. Para ser considerado dependente é preciso que haja o uso constante, descontrolado e progressivo de bebidas alcoólicas, comprometendo o bom funcionamento do organismo.

Por isso, o abuso de álcool é diferente do alcoolismo, pois não há a vontade incontrolável de beber e nem a perda de controle ou dependência física. Contudo, isso não significa que o consumo excessivo de álcool também não seja prejudicial.

Ainda, a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu o termo “baixo risco de uso de álcool” para se referir à ingestão dessa substância dentro dos parâmetros aceitáveis. Já “abuso de álcool” deve descrever qualquer nível de risco, desde a ingestão aumentada até a dependência.

Quais as consequências do abuso de álcool?

Existem diversos riscos associados ao uso abusivo de álcool. Quem consome bebidas de forma excessiva pode desenvolver dependência de álcool, principalmente se houver os fatores biológicos, psicológicos e socioculturais associados à doença.

A transição entre o consumo excessivo ao alcoolismo costuma ocorrer de forma lenta e gradual, levando até vários anos. Nessas situações, o indivíduo começa a apresentar os seguintes sinais:

  • tolerância, que é a necessidade de beber cada vez mais em maiores quantidades a fim de obter os mesmos efeitos;
  • aumento da importância do álcool na vida da pessoa;
  • grande desejo em beber e dificuldade em saber quando parar;

Além disso, há o risco de desenvolver síndrome de abstinência, um quadro que surge cerca de 6 a 8 horas após o consumo abusivo de álcool. Quando ocorre, o indivíduo apresenta tremor nas mãos, distúrbios gastrointestinais e de sono, e um estado de inquietação geral.

Ademais, o consumo de álcool provoca efeitos que podem ser divididos em estimulantes e depressores. No primeiro caso, aparecem logo após a ingestão e podem ser euforia, desinibição e loquacidade.

Com o passar do tempo e o fim dos efeitos estimulantes, surgem os depressores, como a falta de coordenação motora, descontrole e sono. Caso o consumo seja excessivo, pode levar o indivíduo ao coma.

De modo geral, o abuso de álcool pode causar gastrite, úlcera, hepatite alcoólica, cirrose, acúmulo de gordura, pancreatite, neurite, diminuição da sensibilidade, redução da força muscular, hipertensão, aterosclerose, acidentes vasculares, demência, psicose, depressão, entre outros.

Precisa de tratamento?

A necessidade de tratamento depende do grau de dependência do indivíduo. De forma resumida, o tratamento pode envolver a desintoxicação, uso de medicamentos e aconselhamento.

Ainda, a participação e o apoio da família é fundamental para a recuperação do paciente. A participação em grupos como o Alcoólicos Anônimos é recomendada, pois promovem o compartilhamento das dificuldades e o entendimento do problema.

Enfim, como você pode perceber, são muitos os prejuízos causados pela ingestão excessiva de bebidas alcoólicas. Portanto, se você é um apreciador desses produtos, esteja atento ao seu nível de consumo e evite o abuso de álcool.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!

O que deseja encontrar?

Compartilhe