A depressão é uma condição séria e muito frequente na população nos dias de hoje. Estima-se que mais de 300 milhões de pessoas no mundo sofram com esse transtorno. No entanto, pouco se sabe a fundo sobre esta condição.
Pensando nisso, preparamos o post a seguir com as principais informações sobre o quadro de depressão. Portanto, não deixe de continuar a leitura!
O que é a depressão?
A depressão é uma doença que causa transtorno mental e é influenciada por uma série de fatores, desde fatores genéticos até acontecimentos traumáticos. É uma condição que envolve o corpo, o humor e os pensamentos. Interfere na rotina, nas relações sociais, familiares e também profissionais.
Não é algo relacionado à personalidade e não é um sinal de fraqueza pessoal ou mera escolha, tanto para desenvolver como para tratá-la. Não basta para a pessoa com depressão “se acalmar” e melhorar.
Geralmente pessoas com esse problema apresentam uma perda de prazer por suas atividades rotineiras, sentimentos de angústia e até mesmo vontade de colocar fim na sua própria vida.
No sentido patológico, há presença de tristeza, pessimismo, baixa auto-estima, que aparecem com frequência e podem combinar-se entre si. É imprescindível o acompanhamento médico tanto para o diagnóstico quanto para o tratamento adequado.
Além disso, a depressão pode ajudar a desencadear ou potencializar outros problemas de saúde de ordem física, agravando ainda mais o quadro geral. Os problemas de sono estão diretamente ligados à depressão, seja pelo seu excesso ou pela falta dele.
Quais os sintomas de depressão?
Inicialmente, na maioria dos casos, os sinais da depressão podem não ser reconhecidos. No entanto, eles existem e não devem ser ignorados. Veja a seguir os principais dentre eles:
- Alteração de peso;
- Distúrbios de sono;
- Fadiga;
- Culpa excessiva;
- Dificuldade de concentração;
- Ideias suicidas;
- Alteração da libido.
Como funciona o diagnóstico da depressão?
O diagnóstico é feito com base nos sintomas apresentados, em como a pessoa se apresenta fisicamente e emocionalmente no momento e em uma breve análise do seu histórico de vida e familiar por parte de um profissional qualificado.
Além disso, a depressão é classificada de acordo com a sua intensidade. Portanto, o especialista precisa fazer uma avaliação para entender que condições te levam a ter depressão e como amenizá-la.
Qual o tratamento para a depressão?
O tratamento da depressão vai depender da intensidade da depressão que a pessoa está enfrentando, mas de modo geral, é essencialmente medicamentoso. Conta com dois grandes aliados: os antidepressivos e a psicoterapia.
A psicoterapia auxilia o paciente na reestruturação psicológica, além de aumentar sua compreensão sobre o processo de depressão e na resolução de conflitos, o que diminui o impacto provocado pelo estresse.
Vale ressaltar a importância de seguir as recomendações médicas para um tratamento realmente eficaz. Apenas profissionais especializados como psiquiatras e psicólogos estão aptos a conduzir.
Por fim, com a leitura deste post, você ficou por dentro dos principais pontos sobre a condição de depressão. Portanto, fique atento às dicas e em caso de necessidade, procure orientação médica especializada.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!