Você já ouvir falar sobre a depressão sazonal? Esse é o nome dado para um transtorno de humor que costuma afetar a pessoa todos os anos e sempre na mesma época. Na maior parte dos casos, o indivíduo é afetado por esse problema no outono ou inverno. Entretanto, a casos de depressão sazonal que ocorrem no verão.
A seguir, vamos compreender melhor a depressão sazonal. Acompanhe!
Principais causas
As causas para a depressão sazonal ainda são desconhecidas para a medicina. Entretanto, alguns pesquisadores acreditam que a sua origem está muito fundo no cérebro, que por algum motivo, começa a reagir e despertar mudanças no comportamento em determinados períodos do ano.
As alterações hormonais também são estudadas como possíveis causas. Além disso, existem teorias que sugerem que a menor quantidade de luz no outono/inverno possa influenciar o cérebro e fazer com que ele produza menos serotonina — substância importante para a regulação do humor e que quando não funciona bem pode levar aos sentimentos de depressão, dentre outros.
Um dos motivos que levam os pesquisadores a acreditar que a menor quantidade de luz solar possa ter relação com a depressão sazonal, é que esse quadro é menos comum em países onde há sol por quase o ano todo.
Sintomas
A depressão sazonal, ou depressão de inverno, como também é chamada, apresenta muitos sinais e sintomas de alerta da depressão:
- falta de energia;
- vontade de se isolar;
- a pessoa tem mais vontade de dormir;
- aumento do peso;
- apetite maior;
- maior dificuldade para se concentrar;
- fadiga.
Por outro lado, caso se manifeste na primavera ou no verão, a depressão sazonal apresenta os seguintes sintomas:
- perda de peso;
- problemas para dormir (insônia);
- perda de apetite;
- ansiedade e;
- perda da libido.
Tratamento
O tratamento é planejado com base nas condições do paciente e na gravidade com que seus sintomas se manifestam. Além disso, o médico especialista ainda vai avaliar se a pessoa não tem outra condição com algum tipo diferente de depressão ou transtorno bipolar.
Geralmente, os medicamentos usados para o tratamento da depressão sazonal são os tradicionais antidepressivos. De qualquer forma, antes de tomar qualquer medida o médico deve ser consultado para uma avaliação cuidadosa do quadro. Ou seja, nada de se auto medicar!
Recomendações
Algumas atitudes e comportamentos adotados pela pessoa podem ser muito importantes para lidar com a depressão sazonal. Alguns deles são:
- tentar acordar mais cedo e evitar ficar na cama;
- abrir as janelas de casa para dar entrada para a luz natural;
- fazer passeios ao ar livre, mesmo que o dia esteja um pouco cinzento ou frio;
- se possível, a pessoa deve procurar trabalhar ou estudar em um lugar que possa aproveitar mais a luz natural, por exemplo, próximo de uma janela;
- procurar fazer exercícios físicos ao ar livre;
- se for tirar férias, vale procurar por regiões e países onde o sol brilha mais;
- cuidar para ter uma boa alimentação, especialmente incluindo frutos e vegetais.
Se você apresentar alguns dos sintomas acima, ou sentir que algo não está bem, procure o mais rápido possível o especialista. Quanto antes a situação for controlada, melhor você poderá aproveitar a vida com mais qualidade!
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em Lucas do Rio Verde!